característica dos filos
Os membros do filo Annelida são invertebrados segmentados sem membros. Inclui mais de 16 mil espécies de vermes, como minhocas, sanguessugas e nereis. Com corpos cilíndricos, a maioria dos membros do filo Nematoda são parasitas humanos, incluindo o Ascaris lumbricoides; filárias, que causam uma doença chamada elefantíase (filariose); e ancilóstomo, responsável pela ancilostomíase. Os Platyhelminthes, do grego "verme achatado", possuem corpos não-segmentados e invertebrados achatados. Diferente dos vermes, os platelmintos não possuem órgãos digestório, circulatório ou respiratório, a comida e o oxigênio passam por difusão em seus corpos.
Arthropoda
Com mais de um milhão de espécies descritas, o filo Arthropoda representa a maioria das espécies animais. As características principais do grupo são a presença de exoesqueleto de quitina e membros articulados. Outras características comuns incluem sistema circulatório aberto, no qual o sangue se mistura com outros fluidos, e a mudança do exoesqueleto através de seu ciclo de vida. Insetos, aranhas, escorpiões, centopeias e crustáceos (lagosta, camarão e caranguejo) são membros do filo Arthropoda.
Echinodermata e Cnidaria
O filo Echnodermata (do grego "pele com espinhos") contém aproximadamente 7 mil espécies de animais marinhos, incluindo estrela-do-mar, pepino do mar, ofiuroides, bolacha-do-mar e ouriços. A principal característica do filo é o corpo com simetria radial e espinhos calcificados. A medusa e outros membros do filo Cnidaria, que também são aquáticos e com simetria radial, diferem dos equinodermos por conterem células especializadas com toxinas irradiantes. Esses cnidoblastos ou células urticantes são usadas para defesa e captura da presa.
Chordata
O Chordata inclui animais vertebrados, desde peixes a mamíferos. Eles possuem simetria bilateral, um tubo neuro-dorsal que se comunica com um sistema nervoso bem desenvolvido, assim como órgãos circulatório,