TRABALHO DE EST TICA 123
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL
BEATRIZ DA SILVA MARTINEZ
SAÚDE, ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL
BIOSSEGURANÇA NA ESTÉTICA
Corumbá - MS
2015
BEATRIZ DA SILVA MARTINEZ
SAÚDE, ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL
BIOSSEGURANÇA NA ESTÉTICA
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estética e Imagem Pessoal.
Prof. Luciane Barbosa
Corumbá
2015
SUMARIO
INTRODUÇÃO 4
Biossegurança 5
Principais EPI´s com ação em estética 5
Tipos de Luvas 6
Doenças infecto contagiosas 7
CONCLUSÃO 9
INTRODUÇÃO
É necessário que haja conscientização dosprofissionais da área da beleza e dos clientes quanto aos riscos de contaminação e normas de biossegurança a serem seguidas à risca, não estando essa restritas ao uso de touca, jaleco, máscara e luvas, que são os equipamentos mais “popularmente” conhecidos.
O esteticista quando realiza qualquer um dos procedimentos estéticosse expõe a variadosmicroorganismos que podem causar alguma patologia. Esta exposição pode além de ser aumentada, agravada devido ao atendimento diversificado de clientes ou até mesmo pela omissão de algumas patologias por parte dos clientes.
O contato com fluídos biológicos ou que desencadeiam processos alérgicos ou infecciosos, são evitados pela utilização de equipamentos de proteção, estes equipamentos fazem parte das medidas de Biossegurança que visama preservação da saúde do profissional e dos clientes da área de estética, desde que usados de maneira correta.
Biossegurança é o conjunto de procedimentos adaptados no espaço de estética, com o objetivo de dar proteção e segurança ao cliente e ao profissional.
È necessário que seja feita a padronização e manutenção das medidas de Biossegurança para que essas ações sejam eficazes na redução de risco ocupacional e transmissão de doenças infecciosas.