GRIPE SUINA BIOSSEGURAN A RESUMO
443 palavras
2 páginas
RESUMOPeste suína Africana é uma das mais sérias e importantes doenças de porcos domésticos. Sua natureza altamente contagiosa e sua habilidade de se espalhar por longas distancias, faz com que se torne uma doença temida. Diferente da maioria das pragas da pecuária, não existe vacina, e a prevenção se baseia totalmente na prevenção do contato do vírus com o hospedeiro. Implementando rígidas medidas de biossegurança, introduzindo barreiras entre a fonte do vírus e os suínos, é possível prevenir a infecção. No entanto, este método tem implicações para sistemas de criação de suínos livres na natureza que são comuns em países em desenvolvimento.
1 - Peste suína Africano (ASF) é uma doença altamente viral, fatal aos suínos domésticos que se manifesta como uma febre hemorrágica e pode matar até 100% dos suínos afetados.Todos os esforços para produzir uma vacina contra ASF falharam, no entanto, novos desenvolvimentos no domínio da investigação molecular tem dado esperança de que uma vacina pode ser possível. Regulamentos para suinocultura determinam que as instalações em que os suínos são mantidos, devem ser cercadas, geralmente por cercas duplas. Produtores que cultivam sob essas condições não experienciam virus e não tem registros de infecções.
2 – A peste foi primeiramente vista no Quênia, e na África do Sul em 1928, também se propagando pela Europa, America do Sul, chegando na Rússia (Chechênia) e tambem no Azerbaijão (Asia) em 2008. No Brasil a luta para a erradicação da peste durou 8 anos, mas ainda sendo a África a mais afetada. A doença não foi erradicada e numerosos surtos têm ocorrido desde a introdução da doença. Países como a Nigéria, Quênia e Zâmbia ainda estavam relatando a doença em 2007. Na África do Sul os focos do vírus desde 1951 só foram registrados próximos ou na zona de controle do vírus.
3 – As várias formas de transmissão do vírus se dão aos carrapatos da família (Ornithodoros erraticus), aos javalis, e aos porcos selvagens, além dos