Trabalho de Espanhol
Espanhola
Centro Educacional Henrique Rocha
Diretora: Nazaré Queiroz
Docente: Daynna
Discentes: Beatriz Monteiro
Elder David
Milenna Melo
3º Ano Médio
Língua Castelhana
• O castelhano (castellano) ou espanhol (español) é uma língua românica do grupo ibero-românico que evoluiu a partir de vários dialetos do latim falados no centronorte da Península Ibérica por volta do século IX. Gradualmente, espalhou-se com a expansão do Reino de Castela (presente no norte da Espanha) para o centro e o sul da Península Ibérica durante a Idade Média.
• A transição do espanhol medieval para o moderno foi marcada pela mudança e pelo ensurdecimento das consoantes sibilantes da língua antiga, que começaram no século XV.
Glosas medievais
• O nome da língua procede da terra dos castelos, Castela. A esta época, pertencem as Glosas Silenses e as Emilianenses, do século X, anotações em romance dos textos latinos no Monastério de Yuso (San Millán de la Cogolla), centro medieval de cultura, mas a mais antiga referência ao idioma vem do Cartulário de Valpuesta, nos primeiros anos do século IX.
• O primeiro passo para converter o castelhano em língua oficial do reino de Castela e
Leão foi dado por Afonso X. Foi ele quem mandou compor em romance, e não em latim, as grandes obras históricas, astronômicas e legais.
• No início de sua história, o vocabulário espanhol foi enriquecido pelo seu contato com o basco e o árabe e a língua continua a adotar palavras estrangeiras a partir de uma variedade de outras línguas, bem como o desenvolvimento de novas palavras. O espanhol foi trazido principalmente para a América, bem como a África e a ÁsiaPacífico, com a expansão do Império Espanhol entre os séculos XV e XIX, onde se tornou a língua mais importante para o governo e o comércio.
História: Castelhano antigo, Espanhol Moderno e o
Contemporâneo.
A língua castelhana é o idioma da Espanha, e de vários países da América Latina (exceto
Brasil, Haiti, Guianas e várias ilhas caribenhas),