TRABALHO DE ENGENHARIA CIVIL
Neste estudo é apresentada sucintamente a história da engenharia, principalmente focada na História da Engenharia no Brasil. Esta História teve início há milhões de anos, quando nossos ancestrais começaram a elaborar as suas primeiras armas e ferramentas, dando início ao desenvolvimento tecnológico.
A evolução da civilização ao longo da História é mostrada pelas riquezas culturais com as quais são feitas suas construções. A Engenharia Civil, desde os tempos mais remotos ditam o grau de tecnologia e avanço cultural da Sociedade.
Hoje, as cidades seguem crescendo, evoluindo, com suas construções ainda mais audaciosas não desafiam apenas em beleza, luxo, tecnologia mas também desafiam a gravidade com seus arranha-céus cada vez mais.
INÍCIO DA HUMANIDADE
A história da Engenharia teve início há cerca de sete milhões de anos. De acordo com estudos de paleontologia, os primeiros hominídeos eram carnívoros e, como não possuíam dentes ou garras afiados, necessitaram de alguma ajuda para superar esse problema. Isto os levou à fabricação de ferramentas, que inicialmente eram pedras lascadas para ficarem com a ponta aguçada e se transformarem em objetos cortantes. Pode-se afirmar também que as técnicas primitivas tiveram grande avanço e consistência com a descoberta da alavanca – quando o homem sentiu que podia mover cargas bem mais pesadas do que as normalmente movia com seus próprios braços.
Há cerca de 12 mil anos uma verdadeira revolução técnica aparece, provocando um conjunto de modificações culturais caracterizado, basicamente, pela introdução da agricultura, da domesticação de animais, da modelagem de cerâmica e da fabricação do vinho e da cerveja. Com a agricultura e a domesticação de animais, este sendo explorado de diversas maneiras, como por exemplo, a ordenha para aproveitamento de leite, a coleta de ovos, a tração animal, além de criar o estoque alimentar de reserva. Assim, não havia mais necessidade de mudanças frequentes do local de residência