trabalho de energia
Energia termoelétrica é aquela gerada a partir da queima de combustíveis fósseis (gás natural, gasolina, diesel, carvão mineral, etc).
Ela funciona aquecendo uma caldeira com água, essa água será transformada em vapor, cuja sua força irá movimentar as pás de uma turbina que por sua vez movimentará um gerador.
No Brasil existem cerca 50 usinas termoelétricas, espalhadas por vários estados. Em funcionamento podem gerar cerca de 15 mil MW de energia (Megawatts).
As vantagens dessa energia, ela é mais rápidas que as usinas hidrelétrica em sua construção, são alternativas para países que não possuem outros tipos de fontes de energia, podem ser instaladas em locais próximos às regiões de consumo, reduzindo o custo com linhas de transmissão e torres.
Suas desvantagens são usadas em combustíveis fósseis para queimar e gerar energia, há uma grande liberação de poluentes na atmosfera.(Estes poluentes são responsáveis pela geração do efeito estufa e do aumento do aquecimento global), o seu custo final é mais elevado do que a gerada em hidrelétricas, em função do preço dos combustíveis fósseis.
Porem sabendo usa-la com sabedoria ela é uma ótima energia, melhor que varias energias poluentes, só não pode exagerar ao consumi-la. Surgimento do petróleo
Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).
Uso e derivados
Além de gerar a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes,