trabalho de empreendedorismo - Livraria
TRABALHO DE EMPREENDEDORISMO
INSTITUIÇÃO:.
CURSO:.
ASSUNTO: VENDER UMA PROPOSTA EMPRESARIAL.
TIPO DE NEGÓCIO: ABRIR UMA LIVRARIA.
ALUNOS:
1-Mercado
O mercado de livros no Brasil, ainda tem muito para crescer. Para entendermos melhor o tamanho deste mercado, vamos considerar os números de livrarias no país que é de 2980. Este número é 11% maior que o apresentado no ano de 2006, segundo informações do presidente da ANL – Associação Nacional das Livrarias, Sr Vitor Tavares. O mesmo declarou em reportagem ao programa Bom Dia Brasil da Rede Globo que, apesar deste bom crescimento há muita margem para melhorar, visto que, segundo ele “o nosso índice ainda é muito baixo, isto é, 1,9 livro ano lido por habitante ano”. De acordo com Tavares, “isso é muito pouco e muito aquém de outros países latino-americanos. Na Argentina, se lê em torno de cinco. No Chile, três. Na Colômbia, se lê 2,5 livros por ano”.
Segundo pesquisa intitulada “Diagnóstico do Setor Livreiro”, divulgada pela ANL – Associação Nacional das Livrarias, no dia 27 de julho de 2010, um dos motivos que deixa o Brasil abaixo da média em relação a maioria dos países latinos, no quesito livro lido por ano é a distribuição desigual de livrarias no país, visto que a maioria das livrarias estão concentradas nos grandes centros. Fato este confirmado pela posição do Estado de São Paulo, o qual ocupa o primeiro na pesquisa, com 864 unidades, possui o dobro de livrarias em relação ao segundo colocado, o Rio de Janeiro.
O interessante é que a pesquisa mostra que a melhor média por habitante está no estado de Roraima. Lá, o índice é de uma loja para cada 16.859 habitantes. Os estados vizinhos ao Piauí possuem os seguintes números: o Maranhão tem 50 livrarias, uma para cada 127 mil habitantes. O Ceará 95, uma para cada 90 mil pessoas.
Vale lembrar que, o índice ideal recomendado pela UNESCO é de 01 livraria para cada 10 mil habitantes.
A pesquisa, revela ainda que as