Empreendedorismo
1
Projeto integrador
2
Projeto integrador
3
1. INTRODUÇÂO
Atualmente, o empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, pois, é através dele que o mesmo pode se tornar uma grande potência mundial. O empreendedorismo atua diretamente no crescimento econômico melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de emprego e renda.
É o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Sua origem vem do termo entreprenuer. A raiz desta palavra tem cerca de 800 anos, e trata-se do verbo francês entreprendre,que significa fazer algo ou empreender.Etimologicamente:
Entre+pendre. Entre (do latim Inter) designa espaço que vai de um lugar para o outro uma ação mútua, reciprocidade e interação. Pendre (do latim prehendere) significa tomar posse, utilizar, empregar, tomar uma atitude. Depois de trezentos anos o termo foi absorvido pelo inglês. Em 1730, o irlandês (que viveu na França) Richard Cantilon definiu o termo entreprenuer para designar uma pessoa que trabalhava por conta própria tolerava o risco no intuito de promover o bem-estar econômico.
Futuramente outra definição da palavra foi elaborada no inicio do século XIX pelo economista
Frances
Jean-Baptiste
Say
conhecido
como
o
pai
do
empreendedorismo. Say postula que: “empreendedor que transfere recursos econômicos de um setor de produtividade mais baixa para um setor de produtividade mais elevada e de maior rendimento” (ANGELO, 2003)
Ainda surgiu mais uma perspectiva para o estudo do empreendedorismo que é a sociológica. Os sociólogos abordam o fenômeno com base na análise das condições do ambiente que permitem o surgimento do empreendedorismo, ou seja, percebendo a atividade empreendedora como um produto das condições estruturais e dos fatores sociais imersa em uma rede de