Trabalho de Embriologia
1- A) Embriologia: É a ciência que trabalha a formação dos órgãos e sistemas de um animal, a partir de uma célula. Faz parte da biologia do desenvolvimento. O desenvolvimento embrionário dos animais inicia-se pela relação sexual, gerando o zigoto ou ovo, que passará por três fases sucessivamente: mórula, blástula e gástrula.
B) Zigoto: É a célula diploide resultante da união dos núcleos haploides (cariogamia) de duas células eucarióticas mutuamente compatíveis. É o produto da reprodução sexuada.
C) Células Totipotentes: São células que são capazes de diferenciarem-se em todos os 216 tecidos que formam o corpo humano, incluindo a placenta e anexos embrionários. As células totipotentes são encontradas nos embriões nas primeiras fases de divisão, isto é, quando o embrião tem até 16 - 32 células, que corresponde a 3 ou 4 dias de vida.
2- Mórula: é um maciço celular.
Blástula: é a etapa em que a célula começa a absorver líquidos e arrumar todas suas células na periferia.
Gástrula: Começa a formar os três folhetos embrionários (endaderme, ectoderme, mesoderne).
Nêurula: é a gástrula já dotada de tubo neural.
A) A fecundação (ou fertilização) marca o início do desenvolvimento de todo ser humano. Quando o zigoto, que é uma célula totipotente se forma, se forma também um indivíduo único graças aos cromossomos e à carga genética que eles carregam.
B) O espermatozoide, depois do ato sexual, movimenta-se em direção as tubas uterinas. Os líquidos nutritivos do esperma e um muco do sistema reprodutor feminino facilitam o seu movimento em direção ao ovócito II, que foi libertado pelo ovário e se encontra numa das tubas uterinas.
C) 1) Passagem do espermatozoide através da corona radiata: Acredita-se que a enzima hialuronidase, liberada do acrossoma do espermatozoide, é responsável pela dispersão das células foliculares da corona radiata. Mas não é só isso que facilita a passagem, os movimentos da cauda do espermatozoide junto às enzimas da mucosa