TRABALHO DE ELETROTÉCNICA 1
João Pessoa; 05 de março de 2014
Aluno:
Curso: Técnico em Eletrotécnica Turma: Eletro L Turno: Noite
Professora: Leidiane Carolina Disciplina: Eletrotécnica 1 Período: 2013.2
Trabalho de Eletrotécnica 1
1
O CAPACITOR
Um capacitor é um dispositivo elétrico formado por duas placas condutoras de metal separadas por um material isolante chamado dielétrico.
Os símbolos esquemáticos aplicados aos condutores aparecem nesta figura abaixo.
O capacitor armazena a carga elétrica no dielétrico. As duas placas do capacitor mostradas na Fig. 13-2a são eletricamente neutras uma vez que existem tantos prótons (carga positiva) quantos elétrons (carga negativa) em cada placa. Portanto, o capacitor não possui carga. Agora ligamos uma bateria às placas (Fig. 13-2b). Ao se fechar a chave (Fig. 13-2c), a carga negativa da placa A é atraída para o terminal positivo da bateria, enquanto a carga positiva da placa B é atraída para o terminal negativo da bateria. Esse movimento de cargas continua até que a diferença de cargas entre as placas A e B seja igual à força eletromotriz (tensão) da bateria. Agora o capacitor está carregado. Como praticamente nenhuma carga pode cruzar a região
2
entre as placas, o capacitor permanecerá nesta condição mesmo que a bateria seja retirada (Fig. 13-3a). Entretanto, se for colocado um condutor através das placas (Fig.
13-3b), os elétrons encontram um caminho para voltarem à placa A e as cargas em cada placa não novamente neutralizadas. O capacitor está agora descarregado.
CAPACITÂNCIA
Eletricamente, a capacitância é a capacidade de armazenamento de carga elétrica. A capacitância é igual à quantidade de carga que pode ser armazenada num capacitor dividida pela tensão aplicada às placas.
=
Onde C = capacitância, F
Q = quantidade de carga, C
V = tensão, V
3
A equação pode ser reescrita na forma:
= .
=
A unidade de capacitância é o farad (F). O farad é a