Eletrotécnica
Eletricidade – Prof. Fábio Costa Pereira
Trabalho desenvolvido para dar suporte técnico e teórico à disciplina de
Eletricidade, ministrada pelo Centro Técnico Lusíadas aos alunos do curso Técnico em Eletrotécnica.
Centro Técnico Lusíadas
Curso Técnico em Eletrotécnica
APRESENTAÇÃO
Este trabalho esta dividido em duas unidades com um total de dez capítulos. A primeira unidade faz uma pequena abordagem sobre os circuitos alimentados por fontes contínuas e discorre sobre conceitos básicos de eletricidade. A segunda fornecer trata dos os circuitos alimentados por fontes alternadas.
Recomendamos utilizado como referencial teórico, não dispensando outras fontes.
A parte prática fica a cargo dos professores durante o desenvolvimento dos assuntos. www.colegiolusiadas.com.br
2
Centro Técnico Lusíadas
Curso Técnico em Eletrotécnica
UNIDADE I: ELETRICIDADE EM CORRENTE CONTÍNUA
1. INTRODUÇÃO
Os fenômenos elétricos tiveram suas primeiras descobertas na Grécia antiga. O filosofo e matemático Thales, que vivia em Mileto no século VI a.C., observou que um pedaço de âmbar (pedra amarelada, que se origina da fossilização de árvores de madeira macia), após ser atritado contra a pele de um animal, adquiria a propriedade de atrair corpos leves (pedaços de palha e sementes de grama).
Somente cerca de 2000 anos mais tarde é que começaram a ser feitas observações sistemáticas e cuidadosas. Daí surgiu muitos estudos, onde se destacaram alguns cientistas como o médico inglês William Gilbert (1544-1603), Gilbert observou que outros corpos ao serem atritados, se comportavam como o âmbar e que a atração exercida por eles se manifestava em qualquer corpo, mesmo que este não fosse leve. Como o termo grego correspondente a âmbar é eléctron, surgiram às expressões “eletrização” “eletricidade”.
Outros nomes importantes, destaque no campo da eletricidade, são os de:
Benjamin Franklin (1706-1790), Chalés Augustin de Coulomb