Trabalho de eletronica de potência
RETIFICADORES MONOFÁSICOS
ELETRÔNICA DE POTÊNCIA 1
Simulação automática de conversores estáticos: Retificadores monofásicos
Circuito a

Observamos que o diodo (em vermelho) conduz no semi-ciclo positivo e no semi-ciclo negativo ele não conduz.

Circuito b

Observamos que o diodo (em vermelho) conduz um pouco no semi-ciclo negativo, pois o mesmo é alimentado pela corrente reversa do indutor (tensão em rosa).

Circuito c

Com o diodo de roda livre(D2) percebemos que a tensão no semi-ciclo negativo não existe mais.

Circuito d

Com o indutor ligado em série percebemos um atraso na queda de tensão para o segundo semi-ciclo, gerado pela corrente reversa do indutor, com isso a tensão da carga não chega a zerar.

Circuito e


Observando os resultados das simulações acima realizadas, responda às seguintes perguntas:
(1) Quais as diferenças observadas nas ondas de tensão e correntes obtidas para os circuitos (a) e (b)? Porque estas diferenças ocorreram?
Resp: A diferença é que no circuito (a) tem-se apenas onda de tensão.
Essa diferença ocorre porque no circuito (a) o diodo encontra-se bloqueado (não conduz) durante o semi-ciclo negativo da tensão alternada de alimentação v(wt). Desse modo, somente os semi-ciclos positivos são aplicados à resistência de carga R.
E no circuito (b), devido a presença da indutância, o diodo não se bloqueia quando wt=. O bloqueio ocorre no ângulo de extinção, que é superior a π. Enquanto a corrente de carga não se anula, o diodo se mantém em condução e a tensão de carga, para ângulos superiores a π, torna-se instantaneamente negativa.
E também, o indutor armazena uma energia ...essa energia que mantem por um certo tempo o diodo polarizado diretamente (permitindo a passagem da corrente). Essa configuração se mantém