trabalho de educação física
O esporte de alto rendimento ou de alta performance é aquele cuja finalidade é de se preparar fisicamente para determinada modalidade esportiva. Seja qual for essa atividade esportiva pretendida, os desafios e dificuldades a serem trilhadas serão bastante similares.
O indivíduo que se envolve num esporte de alto nível deve ter em mente duas características importantes em todo o processo ao qual será submetido. Primeiro fator é ter plena disciplina e perseverança nos seus objetivos. Segundo, estar bem claro de que poderá haver grandes dificuldades e que essas deverão ser superadas.
O atleta para que se torne competitivo precisa submeter-se a uma exaustiva rotina de treinamentos físicos. Nos quais os resultados, caso sejam bem planejados por um professor de educação física, normalmente aparecerão após 3 a 5 anos de total disciplina aos treinos.
Além das diretrizes consideradas na formatação desses protocolos, é importante que as comissões técnicas e atletas entendam os objetivos e conteúdos de cada avaliação. De uma maneira geral, as avaliações devem ter um foco intragrupo, ou seja, devem estar aptas a identificar as características de cada atleta para, por fim, classificá-los dentro de uma amostra pré-determinada (equipe, conjunto de equipes ou conjunto de atletas por modalidade). Com essa classificação e com os dados em mãos, treinadores e preparadores físicos podem intervir com eficiência no processo de treinamento, potencializando os ganhos de desempenho ao longo da temporada de competições.
Porém, para que esses dados sejam utilizados em sua totalidade, é necessária uma perfeita integração entre a equipe avaliadora e os profissionais que recebem essas informações. Isso só é possível através de projetos elaborados em conjunto e com uma efetiva participação das comissões técnicas envolvidas. No Núcleo de Alto Rendimento do Grupo Pão de Açúcar, todas as rotinas de avaliações são apresentadas com antecedência a esses profissionais,