TRABALHO DE EDUC
Trabalho de Educação Física
1° Bimestre
Aluno(a): Ana Luiza Botelho
Professor: Cassius
Turma: 1° Ano do ensino médio
Data: 27 de março de 2015
Introdução
A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo, não diferente para pessoas portadoras de deficiências ou mobilidade reduzida. Quanto mais exercícios físicos fizerem mais o corpo corresponde e o retorno será uma vida saudável, independente e prazerosa. Mesmo aqueles que precisem de auxílio para realizar exercícios, devem ter sempre em mente que ele é o responsável pelos cuidados com seu corpo. Independentemente da modalidade escolhida é essencial fazer sempre algo que goste e que dê prazer ao realizá-lo.
Atividades físicas para portadores de necessidades especiais
Já esta mais que comprovado que praticar esportes com regularidade traz inúmeros benefícios para saúde física e mental dos praticantes, além de melhorar a qualidade de vida. Para as pessoas com deficiência, praticas esportes pode representar muito mais que saúde.
São vários os aspectos positivos. O esporte melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor. No aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização entre outras pessoas com e sem deficiências, além de torná-lo mais independente no seu dia a dia. Isso sem levar em conta a percepção qual a sociedade passa a ter das pessoas com deficiência, acreditando nas inúmeras potencialidades.
No aspecto psicológico, o esporte melhora a autoconfiança e a autoestima, tornando-as mais otimistas e seguras para alcançarem seus objetivos.
São vários os esportes praticados em todo o mundo e novidades sempre surgem nessa área. No Brasil, as mais comuns são: Natação, Atletismo, Basquete em cadeiras de rodas, voleibol sentados, futebol de cinco, futebol de paralisados cerebrais, tênis,