Ad2 de Educ e trabalho "A história das coisas"
Questão 1
Tipos de trabalho que aparecem no filme:
Trabalho agrícola, caixa de supermercado, trabalho doméstico, trabalho industrial (fábrica de perfume), trabalho feminino informal de venda á domicílio, trabalho de cuidar de porcos, trabalho de coleta de lixo, trabalho docente, etc.
O trabalho que mais se identifica com a estruturação produtiva que predominou nas primeiras décadas do século XX, é o trabalho industrial da fábrica de perfumes.
Ao longo de seu processo de estruturação e desenvolvimento, foram muitas as facetas assumidas pelo modo de produção capitalista na intenção de manter a sua lógica auto expansiva de acumulação de capitais. No decurso do século XX, não foram poucas as modificações gestadas na base econômica, empreendidas pelo capital, no intuito de manter suas taxas de acumulação em níveis ascendentes. Destacam-se, neste período, os padrões de produção fordista/taylorista e o toyotista.
Desenvolvido no início do século XX, o fordismo/taylorismo foi o padrão de produção pioneira deste período na tentativa de manter as taxas de lucratividade do capital elevadas. Este padrão de produção fordista/taylorista generalizou-se, assim, como alternativa na recuperação do sistema, que havia entrado em crise no ano de 1929. A alternativa encontrada pelo capital foi o fomento de um mercado cada vez mais apto ao consumo em massa, principalmente nos Estados Unidos. No fordismo/taylorismo, quase todas as etapas do processo produtivo eram realizadas dentro da própria fábrica, com exceção de alguns setores, como o de autopeças, cujo fornecimento dependia de produtores externos. Neste sentido, as técnicas da gerência científica desenvolvidas por Taylor foram de extrema importância, na medida em que racionalizaram ao máximo as operações realizadas pelos trabalhadores, combatendo o ‘desperdício’ na produção, reduzindo o tempo e aumentando o ritmo de trabalho, visando a intensificação das formas de exploração. O