Trabalho de economia
Nos anos 50 nos Estados Unidos da América do Norte, havia somente quatro redes de televisão que devido à frequência distribuída para televisão permitia que os sinais só fossem recebidos com “vista direta” da antena de transmissão.
Sendo assim os moradores de áreas remotas, principalmente em zonas montanhosas, não tinham acesso aos programas televisivos que já havia se tornado parte importante da cultura dos EUA.
Em 1948 moradores de vales da Pensilvânia resolveram seus problemas de transmissões colocando antenas nas colinas e puxando cabos até suas residências. Hoje em dia a mesma tecnologia usada por esses pequenos vilarejos ou por cidades isoladas, permite que telespectadores de todo o pais tenham acesso a uma imensa variedade de programas e canais que atendem suas necessidades e anseios individuais. Já no começo dos anos 90 a televisão a cabo atingiu a metade dos Estados Unidos.
No Brasil a TV por assinatura surgiu em 1989, as licenças para operação possuem caráter local, limitadas a um município e sua exploração continua sendo concedida somente à pessoa jurídica de direito privado, com sede no Brasil e pelo menos 51% do capital social, com direito a voto, pertencente a brasileiros natos ou naturalizados a mais de dez anos.
O órgão regulador do setor é a ANATEL(Agência Nacional de Telecomunicações), os sistemas disponíveis de transmissão podem ser por meios físicos confinados(serviços de TV a cabo – TVC), mediante a utilização de espectro radioelétrico em micro-ondas(serviço de distribuição de sinais multiponto multicanal – MMDS) e na faixa de UHF(serviço especial de televisão por assinatura – TVA) e ainda por satélite(serviço de distribuição de sinais de televisão ou áudio por assinatura via satélite- DTH).
ANÁLISE ECONÔMICA REGIONAL DE SANTA MARIA-RS
INTRODUÇÃO
O objetivo desta análise é coletar, analisar e interpretar dados, referentes ao mercado consumidor de serviços de TV por assinatura, utilizando-se de