TRABALHO DE ECONOMIA
Disciplina: Economia I
Profº Ronaldo Bruno
A IMPORTÂNCIA DA ECONOMIA NA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR
Antes de qualquer entendimento sobre a importância da Economia na formação do Administrador, é necessário que se entenda o conceito de cada uma das partes desse processo:
- Administração é o conjunto de normas e funções, que objetivam disciplinar os elementos de produção, submetendo a produtividade a um controle de qualidade, visando obter um resultado eficaz.
- Economia (do grego “oikos” = casa e “nomos” = costume, lei) é o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizações alternativas, para produzir bens variados.
- Recursos Organizacionais são os bens ou serviços utilizados, como meios, pelas instituições, para atingirem seus objetivos. Em se tratando de recursos as opções são variadas: Recursos Físicos ou Materiais, Financeiros, Humanos, Mercadológicos, e Administrativos.
Ora, se o administrador necessita ampliar a produção de bens e serviços ao máximo, de acordo com padrões desejáveis, utilizando recursos mínimos ou em melhor conjunto, que outra ciência poderia contribuir para essa tarefa, hoje tão difícil, com a atual crise global, que não seja a Economia (também conhecida como a Ciência da escassez)?.
Isso porque ela estuda como as pessoas usam os recursos para produzir os bens. E que atitudes tomam quando faltam esses recursos, sejam eles quais forem, incluindo o tempo.
Em um exemplo, bem simples, é só imaginar uma empresa trabalhando em um mercado altamente competitivo. Para o aumento dos lucros, o administrador tem que entender o seu público alvo. Qual o preço a ser vendido, tal produto, para aumentar os ganhos? Entra em cena a Economia. É ela quem vai analisar, traçar o perfil do cliente e indicar o quanto os participantes do mercado estariam dispostos a consumir e a produzir a mais se baixássemos ou elevássemos os preços.
Como se pode ver, a Administração não pode