Trabalho De Economia
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS AGROPECUÁRIAS
EMANUEL LOUZADA VIEIRA, FELIPE MARINS DIAS, JONATHAN BEZENOVER ORTIS, OZIAS VIEIRA DOS SANTOS DA SILVA, MARCIO COUTO PONTES.
IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR E DA RURALIDADE PARA O BRASIL.
IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR E DA RURALIDADE PARA O BRASIL.
Trabalho para avaliação da disciplina de economia agrícola. Apresentado ao curso de agronomia do Centro de Ciência e tecnologias agropecuárias da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, como parte das exigências para a aprovação na disciplina.
Orientador: Prof. Dr Niraldo
IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR E DA RURALIDADE PARA O BRASIL.
INTRODUÇÃO: A agricultura familiar é o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão-de-obra essencialmente o núcleo familiar, em contraste com a agricultura patronal, que utiliza trabalhadores contratados, fixos ou temporários, em propriedades médias ou grandeza.
A agricultura familiar e a ruralidade é de extrema importância para e economia do país. Os agricultores familiares são responsáveis por 40% da produção nacional agrícola, gerando mais de 80 % da ocupação do setor rural (CONAB-2014). A agricultura familiar brasileira é extremamente diversificada. Inclui tanto famílias que vivem na zona de pobreza, como produtores que estão inseridos no mercado do agronegócio. Estes agricultores não se diferenciam apenas em relação aos recursos financeiros, podem ser diferenciados pelo nível de escolaridade e capacitação. Existem 4,36 milhões de agricultores familiares no Brasil que estão espalhados por todo o território nacional e que são fortemente diferenciados segundo o nível de renda e região do país. De fato, desde o ponto de vista da política pública, as duas características mais
Relevantes da agricultura familiar são a dispersão espacial e a diferenciação socioeconômica desses