Trabalho de Economia
No dicionário Aurélio temos - MERCADO substantivo masculino – qualquer situação em que compradores e vendedores em potencial entram em contato.
Um mercado é um grupo de pessoas que compartilham uma necessidade, ou desejo, por um produto ou um tipo de produto e possuem dinheiro para pagar por ele.
Cobra Marcos explica:
Apesar de ser uma expressão anglo-saxônica, ela deriva da palavra mercari, do latim, que significa comercio, ou ato de mercar, comercializar ou transacionar. (MARCOS H. N. Cobra, Marketing Essencial: Conceitos, Estrategicos e Controle, Editora Atlas 1986).
Segundo o artigo do Prof. Rodolfo Arantes:
O ato de comprar um produto, é na realidade um ato de troca: “Você me dá o que eu quero – O produto – e eu te dou o que você quer – o dinheiro”. Mas a troca nem sempre ocorre envolvendo dinheiro, pode se adquirir um produto trocando por outro bem, serviços ou qualquer coisa que uma das partes necessita e a outra pode oferecer.
Franciso Mochón em seu livro Princípios de Economia conceitua “mercado como toda instituição social na qual os bens e os serviços, assim como os fatores produtivos, são objeto de troca.”
Por tanto na internet encontramos varias definições de mercado, segundo o site conceito.de temos:
O mercado é o ambiente social ou virtual propício às condições para a troca de bens e serviços. Também se pode entender como sendo a instituição ou organização mediante a qual os ofertantes (vendedores) e os demandantes (compradores) estabelecem uma relação comercial com o fim de realizar transações, acordos ou trocas comerciais. O mercado aparece a partir do momento em que se unem grupos de vendedores e de compradores, o que permite que se articule um mecanismo de oferta e procura.
ESTRUTURA DE MERCADO
As Estruturas de Mercado são modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da demanda, baseando-se em características