trabalho de economia
O presente trabalho foi me proposto pela docente Célia Maurício no âmbito da disciplina de Economia do 3º ano do curso profissional técnico de Gestão referente ao módulo
Têm por objectivo, o resumo e revisão de toda a matéria leccionada nas aulas de forma a resumi-la.
O presente trabalho será objecto de avaliação no âmbito do módulo atrás referido.
Internacionalização
Para se expandir com sucesso, uma empresa necessita de;
- Fazer estudos de mercado para determinar o local ideal para se expandir, analisar o seus resultados líquidos e compará-los com empresas do mesmo sector sedeados no mercado de expansão para avaliar as hipóteses de ser bem-sucedida nesse mesmo mercado.
Produzir algo que seja inédito no mercado alvo ou que, tendo as mesmas características, seja produzido pela empresa a preços mais baixos.
Internacionalização das empresas Portuguesas
A aventura da internacionalização é um facto recente. Portugal tem poucas empresas e marcas universalmente conhecidas. Falta-nos a LEGO dinamarquesa, a NOKIA finlandesa, a MACRO belga ou a NESTLÉ Suíça para só citar empresas oriundas de pequenos países. Todas estas empresas estão presentes nos principais mercados mundiais e estabelecidas há dezenas de anos, sendo amplamente respeitadas, mesmo ao nível do consumidor final. Não encontramos situações semelhantes à escala portuguesa.
Se tentarmos identificar a primeira empresa multinacional com sede em Portugal, com base em número de filiais, quota de mercado mundial e volume de negócios, o nome que provavelmente ocorre é o da Corticeira Amorim. No entanto, e apesar de contar com um vasto leque de consumidores, aliás distinto, que inclui quase todos os apreciadores de vinhos de qualidade, à escala planetária, poucos serão capazes de citar a marca da rolha que ajudou a assegurar a qualidade do néctar consumido.
O produto de renome verdadeiramente universal é o do Mateus