Trabalho de economia
a) O que propõe a teoria do valor-trabalho dos economistas clássicos?
Que um bem tem valor porque foi produzido com trabalho, o preço de um bem é dado pelo seu valor em horas trabalhadas.
O trabalhador vendia sua força de trabalho para o capitalista e com o dinheiro recebido em troca, adquiria os elementos para satisfazer suas necessidades materiais de vida.
b) o que propõe a teoria do valor-utilidade dos economistas neoclássicos?
Que o valor não é proveniente do trabalho, pois nada adianta uma mercadoria que quando produzida não serve para coisa alguma. O valor se constrói na utilidade que cada produto possui para o comprador da mesma maneira essa utilidade é um aspecto psicológico e variável.
Questão 2
Diferencie demanda de quantidade demandada, definindo as duas.
A diferença entre demanda e quantidade demandada é que por demanda entende-se toda a curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades, enquanto por quantidade demandada devemos entender um ponto específico da curva relacionando preço a uma quantidade.
Questão 3
O governo intervém na formação de preços de mercado quando fixa impostos, dá subsídios, estabelece os critérios de reajuste do salário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamentos ou, ainda congela preços e salários.
Questão 4
a) Concorrência perfeita: mercado onde existem muitos compradores e muitos vendedores, de maneira que nenhum comprador ou vendedor exerça influência sobre o preço.
b)porque em concorrência perfeita, como o mercado é transparente, se existirem lucros extraordinários, isso atrairá novas firmas para o mercado, porque também não há barreira ao acesso. Com o aumento da oferta de mercado ( devido ao aumento do número de empresas), os preços de mercado tenderão a cair, e conseqüentemente os lucros os lucros extras, até chegar-se a uma situação onde só existirão lucros normais, cessando o ingresso de novas empresas nesse mercado.
Questão 5
a)Porque a própria empresa