Trabalho de economia
Tema: Salários e Consumo de Massa
O Consumo da população está ligado diretamente a sua situação financeira que vem a ser imposta geralmente por sua remuneração trabalhista ou seja o salário; por isso podemos dizer que o salário é o grande provedor do consumismo e do consumo em massa, desde já nos faz entender que é o salário que movimenta o grande consumo de massa dentro das sociedades capitalistas.
Sabe-se que a sociedade de consumo só foi passível de construção com o escopo imprescindível do fortalecimento/ desenvolvimento do mercado. Ora não havia a possibilidade de se estabelecer uma sociedade voltada para o consumo no caso de não se poderem diversificar os oferecimentos de novos produtos e serviços.
Na sociedade de consumo, os empresários, ou melhor as fábricas por contar hoje com uma facilidade muito maior do que antigamente de se produzir, eles produzem em séries e recorre-se a estratégia de marketing agressivas e sedutoras que induzem ao consumo, permitindo-lhes escoar a produção, pois existe mais oferta do que procura, e por conta de todo esse marketing por formar uma tendência, as pessoas passam a consumir por vaidade, como forma de integração social, para que se sintam na moda tendo uma grande tendência em cair no consumismo, ou seja um tipo de consumo impulsivo, descontrolado, irresponsável, e conseguem sustentar o vício por conta dos créditos que o mercado oferece.
O Salário mínimo,contribui para essa evolução do consumo e para melhora das condições de conforto de tantas famílias. Mas o principal fator é, com certeza, o crescimento econômico em condições de relativa estabilidade de preços. Nenhuma política salarial manterá o poder de compra dos trabalhadores, especialmente daqueles com rendimentos mais modestos, se a inflação se intensificar e a remarcação de preços se tornar mais frequente. A inflação , ela elimina o poder de compra dos salários, contribuindo para o desaquecimento da economia, para a recessão