Trabalho de economia
A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA COMO DETERMINANTE DE REDUTOR DE DESIGUALDADES SOCIAIS
Bacharelado em Administração de Empresas – 1º Período P
Profº Jurandi Galdino
Alunos:
Ana Virginia
Jobson Andrade
Maria da Conceição
Maria do Carmo
Walter Campello
Jaboatão dos Guararapes
Maio, 2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVOS 4
DESENVOLVIMENTO 5
DISTRIBUIÇÃO DE RENDA NO BRASIL 5
PRGRAMAS SOCIAIS NO CAMBATE A MISÉRIA 9
A IMPORTÂNCIA DA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA
NA EDUCAÇÃO 10
EFEITOS DA INFLAÇÃO SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA 11
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
| | | |
INTRODUÇÃO
Através deste trabalho procuramos apresentar a distribuição de renda como variável fundamental no processo de redução da pobreza e promoção do bem-estar social, em uma sociedade em que o emprego assalariado representa dois terços da população. O desenvolvimento econômico tem como papel principal criar meios para que ocorra a redução de desigualdades sociais e melhoria nos baixos índices de desenvolvimento humano, presente em diversos países, inclusive no Brasil. Os fatores determinantes na melhoria desses indicadores são o crescimento econômico e uma correta distribuição funcional de renda.
OBJETIVOS
* Discutir o processo da distribuição de renda e sua relação direta com a fome e a pobreza, determinante no crescimento e desenvolvimento econômico. * Apresentar a melhoria das políticas econômicas e as fortes mudanças na distribuição de renda, benefícios dos programas sociais, redução dos índices de miséria e analfabetismo no país.
DESENVOLVIMENTO
A distribuição de renda é um fator fundamental no ritmo de crescimento econômico e também um grande problema que afeta diretamente os países subdesenvolvidos, inclusive o Brasil, que apresentam índices elevados de