trabalho de economia Moedas
a) Defina moeda e suas funções.
Conceito de moeda - Moeda é um instrumento ou objeto aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, para pagamento de bens e serviços. Essa aceitação é garantida por lei, ou seja, a moeda tem “curso forçado”. A moeda corrente é a que circula livremente no interior de um país; as moedas fortes, como o dólar e o euro, são aquelas aceitas internacionalmente e funcionam como reserva de valor: as pessoas guardam moeda forte e estável para efetuar trocas no futuro.
Funções da moeda:
a) Meio de pagamento ou instrumento de troca – serve nos atos de compra e venda, ou seja, serve para intermediar o fluxo de bens e serviços e fatores de produção da economia.
b) Unidade de cálculo ou denominador comum monetário – possibilita que sejam expressos em unidades monetárias os valores de todos os bens e serviços produzidos pelo sistema econômico. É um padrão de medida.
c) Reserva de valor – podem guardar-se produtos, designadamente quando constituem aplicações para grandes fundos poupados, como é o caso de propriedade imobiliária. A posse da moeda representa a liquidez imediata para quem a possui. Assim pode ser acumulada para a aquisição de um bem ou serviço no futuro.
b) Defina moeda fiduciária e moeda lastreada.
Moeda fiduciária: é aquela cujo único valor é devido a sua aceitação (ou a seu curso forçado imposto por lei), sua emissão é livre de qualquer necessidade de reservas pela autoridade monetária. Moeda lastreada: é um título que tem por base a existência de reservas de metais preciosos (principalmente ouro) pela autoridade monetária (no primórdios do advento do papel-moeda, qualquer indivíduo que tivesse papel-moeda podia realmente resgatar a parte de reservas associada ao papel moeda – cujo valor, ressaltamos, na maioria das vezes não era o mesmo valor de face da nota), sendo sua emissão baseada na existência de tais reservas em quantidade suficiente para que cada