Macroecomia
7 INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
Nos módulos anteriores nos detivemos nas análises de como são determinados os preços e as quantidades dos bens produzidos sob o ponto de vista dos consumidores e das firmas. Observamos como evoluem os preços e a produção com base nas análises individualizadas de cada mercado específico. Era uma análise centrada nas questões microeconômicas.
A macroeconomia preocupa-se com as grandes questões econômicas que determinam o nosso bem-estar, o de nossas famílias e de todos da sociedade. Também, estuda o comportamento global do sistema econômico, não se detendo meramente na análise do comportamento individual das unidades econômicas. Ela procura analisar ainda a economia geral, procurando observar a determinação e o comportamento de grandes agregados, como renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, demanda agregada, oferta agregada, entre outros.
Questões do tipo: por que está difícil arrumar um emprego? Por que os preços estão subindo a todo o momento? Por que o COPOM não reduz a taxa de juros Selic? Por que o governo apresenta déficit orçamentário? O país está acumulando bens ou está-se endividando?
Cada uma dessas perguntas envolve um conceito central de economia, como: desemprego, inflação, taxa de juros da economia, déficit orçamentário do governo, balança comercial, entre outros. Todos esses conceitos são fundamentais para a compreensão da economia e a determinação das decisões de política econômica de um país.
Portanto, o objetivo primordial da macroeconomia é entender o funcionamento da economia de forma a permitir tanto o conhecimento quanto a atuação sobre o nível da atividade econômica de um determinado país, ou de um conjunto de países.
Para isso, a macroeconomia centra-se no estudo de uma série de variáveis básicas, o que lhe permite estabelecer objetivos concretos e construir a política econômica de um país.
Ponto de Atenção! Macroeconomia