Trabalho de Economia FGV
Módulo: 1 e 2
Atividade: 01
Título: Analise dos carteis no Brasil
Aluno:
Disciplina: Introdução a Economia
Turma:
Introdução
O que é cartel?
Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.
Setores com maior incidência de cartéis
No cenário mercadológico, é possível identificar setores que apresentam maior incidência de formação de cartéis. A formação de cartéis tem sido uma prática cada vez mais comum entre os empresários. Os setores envolvidos em tais acusações vão desde a produção de laranja ao setor de aviação. No entanto, um dos setores com maior incidência de denúncias é o de combustíveis, cerca de 180 destes 200 processos.
Um caso que ficou conhecido em todo o Brasil foi o dos postos de gasolina de
Florianópolis, em 2000. Os preços praticados por este cartel estavam bem acima da média nacional. A punição foi uma multa de 10% no faturamento das empresas envolvidas.
Consequências dos cartéis para a economia brasileira
Os cartéis trazem consequências para a economia brasileira. No Brasil, a prática de cartéis gerou em multas o equivalente a R$ 1 bilhão. (GAZETA ONLINE, 2009). Sabe-se que os cartéis conseguem elevar os preços e reduzir as quantidades, causando prejuízos ou mesmo eliminando à concorrência. O resultado são perdas para os consumidores e impactos sobre a eficiência econômica. Além disso, como destaca Considera (2002), outros efeitos danosos dos cartéis se referem ao desestímulo à inovação tecnológica, podendo ainda acontecer uma perda na qualidade do bem.
Ações que devem ser adotadas em caso de cartéis
Para combater os cartéis, o Brasil conta ainda com uma legislação alicerçada na Lei