Trabalho de economia câmbio e globalização
Globalização
A globalização é o conjunto de grandes transformações na ordem política e econômica mundial ocorridos entre o final da década de 1980 e o início da de 1990 determinando um processo de rápidas mudanças no mundo. O ponto central da mudança é a integração dos mercados numa “aldeia-global”, explorada por grandes corporações internacionais. É o estreitamento das relações internacionais modificando barreiras tarifárias, facilitando o relacionamento entre todos os paises do globo. Houve também uma revolução na tecnologia, (telefones, computadores e televisão), e começa uma homogenização cultural entre os paises.
Abertura de mercados ao comércio internacional, migração de capitais, uniformização e expansão tecnológica, tudo isso, comandado por uma grande expansão dos meios de comunicação, mudando hábitos e conceitos, procedimentos e instituições. O mundo aparenta estar cada vez menor, mais restrito, com todos os seus cantos explorados e expostos à curiosidade e à ação humana. A globalização mobiliza vários aspectos de nossa vida que refletem em tudo o que fazemos, Com uma maneira diferente de produzir e distribuir riquezas modificando as condições de vida da população, particularmente sobre o mundo do trabalho. Nessa nova divisão internacional do trabalho a separação entre ricos e pobres não se produz mais entre os países: os pobres estão e estarão em todos os lugares e as classes profissionais capacitadas são e serão as mesmas em todos os lugares e os muitos ricos serão os capitalistas internacionais cuja influencia desconhece fronteiras e limites geográficos.
Surgiu a necessidade de reformas monetárias como condições impostas pelas organizações financeiras internacionais para que os paises venham se inserir á nova realidade econômica mundial.
Eliminação de postos de trabalho, aumentando extraordinariamente o desemprego, (devido ao aumento tecnológico, com a mão de obra não preparada para essa mudança,