Trabalho de drogas - atualizado
As estratégias propostas pelos educadores foram adequadas, pois a equipe que se formou (Os quatro fantásticos), procurou desenvolver o tema de acordo com a realidade da escola e da comunidade. Para que a idéia se tornasse realidade, inicialmente buscou-se desenvolver um projeto com os objetivos a serem alcançados, metodologia, interdisciplinaridade e participação direta da família na escola.
Os desafios encontrados são vários, pois devemos considerar que o tema “ Uso de drogas” é muito complexo, ou seja, sua presença em nossa sociedade não é simples. E falar de drogas no sistema prisional requer alguns cuidados, pois estaremos lidando com pessoas diretamente envolvidas nesse fenômeno sociocultural.
Mesmo com alguns cuidados a serem tomados, observou-se o interesse dos alunos pelo assunto abordado. Onde é levantado vários questionamentos, principalmente com relação as causas fisiológicas, tanto do usuário quanto do feto; se o uso de drogas causa déficit de aprendizagem ( em %); qual a relação entre tempo de consumo e o vicio; quais as substâncias envolvidas; se causa impotência sexual ; processo de desintoxicação e vários outros questionamentos que tornam a aula bastante produtiva. Entretanto podemos observar que esse assunto é bastante envolvente e prazeroso de se trabalhar.
BLOCO - 2
As ações preventivas adotadas em nosso ambiente escolar vai de acordo a nossa realidade ( sistema Prisional). Por exemplo, não podemos nos envolver diretamente com os familiares, nem com atividades extraclasse e os recursos a serem utilizados são limitados. Mas independente disso podemos dizer que há um envolvimento maior dos alunos e os questionamentos são muito mais criteriosos. Contudo, a equipe multidisciplinar tem que se preparar muito bem e o projeto tem que ser bem elaborado, assim estaremos fazendo um bom trabalho de prevenção e conscientização ao uso de drogas. As vantagens de se trabalhar com esse tema nesse local, são as experiências vividas e