Trabalho de didática
Nome: RACHEL DA SILVA XAVIER
Didática/Ao mestre com carinho
Libras/ A Inclusão de surdos na perspectiva dos estudos culturais
Plano de aula/8º. ano
Rio de Janeiro
2013
Introdução
Este portfólio abordará uma síntese do filme “Ao mestre com carinho”, um comentário a respeito do texto “A inclusão de surdos na perspectiva dos estudos culturais” e um plano de aula referente a uma turma do 8º do Ensino Fundamental. Síntese do filme: “Ao mestre com carinho”
Em "Ao mestre com carinho" nota-se que a prática adotada pelo personagem, o professor Mark Thacheray no filme é uma mudança do método tradicional para um método mais parecido com a Sistematização Coletiva do Conhecimento. O professor leva os alunos a se encontrarem com a sua realidade, aproximando-os de situações que eles terão de enfrentar futuramente, por toda vida, desde seus comportamentos, respeito entre si até maneira de se vestirem, higiene pessoal etc. Ao final o professor é reconhecido por seus alunos, como exemplo a ser seguido e sabe que sua missão está completa para aquela turma, porém outros desafios estariam por vir.
Comentário do texto: "A Inclusão de Surdos na Perspectiva dos Estudos Culturais"
No que diz respeito à educação para surdos nas escolas regulares, examinando o texto proposto "A Inclusão de Surdos na Perspectiva dos Estudos Culturais" percebe-se que o objetivo principal é demonstrar a realidade da inclusão dos surdos no ambiente tido como "normal", "escolas normais".
A ideia de inclusão seria bem sucedida caso essas escolas possuíssem recursos necessários para que a interação ocorresse. Através de uma pesquisa realizada em três escolas da rede pública regular de ensino, localizadas na cidade de João Pessoa-PB, concluiu-se que a maioria dos alunos entrevistados são prejudicados no aprendizado dos conteúdos, quando não há a presença de um intérprete, pois