trabalho de deformacao plastica
Adensamento é a deformação plástica (recalques) sofrida por um solo ao longo do tempo, devido a uma pressão exercida na sua superfície. O adensamento ocorre devido a redução do índice de vazios do solo pela expulsão da água contida nele. Esse fenômeno ocorre lentamente ao longo do tempo, sendo mais rápido em solos arenosos e mais lento em solos argilosos.
O ensaio de adensamento feito em laboratório é necessário para interpretação dos parâmetros fundamentais para o cálculo de recalques que ditarão o comportamento dos solos perante os carregamentos na sua superfície.
1.1Equipamentos
A aparelhagem é constituída de um sistema de aplicação de carga (prensa de adensamento ou oedômetro) e da célula de adensamento. A prensa permite a aplicação e manutenção das cargas verticais especificadas, ao longo do período necessário de tempo. A célula de adensamento é um dispositivo apropriado para conter o corpo de prova que deve proporcionar meio para aplicação de cargas verticais, medida da variação da altura do corpo de prova e sua eventual submersão. Consiste de uma base rígida, um anel para conter o corpo de prova (anel fixo ou flutuante), pedras porosas e um cabeçote rígido de carregamento.
1.2Preparação do Corpo de Prova
- O corpo de prova, sem sofrer deformações, é talhado através do próprio molde cilíndrico usado na prensa; - Instala-se o corpo de prova entre duas pedras porosas, no edômetro, o qual deve estar cheio de água para a saturação por 24 horas.
1.3Procedimento Experimental
- Aplica-se uma determinada (pressão) no corpo de prova e realizam-se leituras no extensômetro nos instantes 15 e 30s, 1, 2, 4, 8, 15, 30 min etc, até que haja estabilização das deformações.
- Dobra-se a carga aplicada e procede-se como descrito anteriormente.
O ensaio inicia-se posicionando a célula de adensamento no sistema de carga. Aplica-se cargas à célula de adensamento, em estágios, para obter pressões totais sobre o solo de aproximadamente