Trabalho De Cultura Religiosa
Personagens invisíveis, geralmente àqueles que exercem atividades pouco importantes ou até mesmo insignificantes, são rotulados apenas como instrumentos que realizam trabalhos a que um membro das classes superiores não se submeteriam.
Nos documentários analisados, “Falcão, meninos do tráfico” retrata uma realidade social onde bolas, brinquedos e o convívio infantil saudável são substituídos por armas e drogas pelas pessoas de baixa renda que vivem em favelas. Essas pessoas utilizam do tráfico de drogas, ou seja, a obtenção de dinheiro fácil para tentar amenizar essa invisibilidade.
A má distribuição de renda e principalmente a falta de estrutura familiar contribuem consideravelmente para que esses jovens busquem uma forma de promover o sustento de suas famílias, surgindo assim a indução à criminalidade. E este é um fator que a cada dia que passa abala toda a população. Conforme observado no documentário do “Ônibus 174”,tamanha agressividade e descontrole do assaltante revela o quanto a população sofre e é atingida por um problema que cada vez mais é alimentado pela desigualdade social. O jovem sandro, cansado de não ser enxergado pela sociedade vítima desse descaso, porém membro dessa realidade faz refém algumas pessoas em um ônibus e mata uma mulher inocente.
O respeito ao ser humano independente de sua classe social na sociedade é primordial para que tal realidade seja modificada, e se dará somente quando houver a cooperação das forças econômicas e políticas para buscarem saciar as necessidades humanas permitindo a todos uma vida digna.