Trabalho de cultura organizacional
A cultura e desempenho se da pelas práticas de gestão, crenças no fato de a cultura na diferenciação das empresas bem sucedidas existem duas direções a cultura organizacional e desempenho organizacional. A cultura como variável independente e o desempenho é como dependente, a força é associada ao desempenho organizacional, empresas com cultura forte evidenciam melhor seu desempenho.
A cultura organizacional Hosfstede (2002) argumenta que a cultura e suas dimensões são construtos utilizados para explicar e prever comportamento. E conforme Trompenaars (1994) que a cultura é um sistema comum de significado que mostra o que se deve prestar a atenção como se agir e o que se deve valorizar em todas as definições apresentam elementos comuns é o que determina a cultura e o que faz um coletivo e não individualmente. A cultura apresenta diferenças culturais e se diluem Canem e Canem (2005). As características podem ser evidenciadas através dimensões culturais procurando explicar alguns padrões de comportamento existente na cultura de um país e/ou organização.
Entender a cultura por compreender que toda cultura (as pessoas) se distinguem das outras por meios de soluções especificas a determinados problemas (desafios).
A cultura e organização brasileira traços culturais constituem variáveis dinâmicas, que sofrem influencias do meio socioinstitucional que por sua vez interferem nos processos de gestão das empresas. A partir dos anos 90 foi acompanhado de reformas econômicas traz programas amplos de desregulamentação econômica e de privatização. Com isso o aumento dos investimentos estrangeiros levou as empresas locais a buscarem iniciativas (por meios de processos de fusão e aquisição) com tudo a implementação de programas de tecnologia e modernização da gestão. O jeitinho brasileiro e visto como algo negativo ao país, embora útil e benéfico para indivíduos isoladamente. Gera para o país um sentimento de instabilidade e falta de credibilidade.