Trabalho Cultura Organizacional
Centro de Ciências Aplicadas
Curso de Ciências Contábeis – Campus Biguaçu
Disciplina de Contabilidade de Custos I
Acadêmico: Helder Luiz Flores
Cultura Organizacional
Biguaçu, 03 de Outubro de 2013.
Cultura organizacional é um tema que, embora pesquisado no exterior desde a década de 50, somente a partir da década de 80 é que se tem dado maior atenção ao mesmo no Brasil. Assim , tem se tornado um dos grandes temas em debate na Psicologia do Trabalho, tanto na academia, como nas publicações da imprensa em geral (Freitas, 1991). A partir do contato com as empresas japonesas, como a Sony e a Toyota entre outras, palavras como Kamban, 5 S e estilo de gerenciar, ocasionaram grandes discussões. Questões como a ligação entre a cultura nacional e a empresarial, sobre se a cultura tem impacto na performance, quais os papéis dos fundadores, como a cultura afeta o desempenho, afinal, sobre o que é cultura, fizeram parte do escopo de uma série de pesquisadores. Freitas(1991) tem um artigo interessante, que faz uma retrospectiva das pesquisas desde a década de 70. Para nós, estudiosos do comportamento humano, compreender a cultura de uma organização pode melhorar a nossa capacidade de entender, explicar e prever o comportamento das pessoas no trabalho.
A cultura é considerada não como uma rede de comportamentos concretos e complexos, mas como um conjunto de mecanismos que incluem controles, planos, receitas, regras e instruções que governam o comportamento (SILVA;
ZANELLI, 2004).
CONCEITO
A cultura organizacional assume-se como um conceito essencial à compreensão das estruturas organizativas. A cultura organizacional, permite relacionar e aplicar variadas noções que até há muito pouco tempo era considerado fatores passivos: os valores, a qualidade de vida no local de trabalho, a identidade. A cultura de uma organização será, pois um conjunto de características que a individualiza e a torna única perante qualquer outra.