Trabalho de cromatografia
Equipe:
Letícia Nadalete
Letícia Oliveira Nicácio
Lucian Allan Ferreira
Melissa Araújo
Talita Aleixo Barbosa
Introdução
A cromatografia é um método físico-químico que consiste em separar os componentes de uma mistura homogênea e identificá-los de acordo com a cor obtida. Isso ocorre devido as diferentes afinidades (forças intermoleculares, iônica, bipolar, apolar, solubilidade, etc) entre os compostos.
A separação é possível após os compostos serem misturados a um líquido, que arrastará os componentes e, esses, serão adsorvidos em graus variados a um material estacionário, onde o componente é fixado. Assim, o solvente que reagiu com os componentes tende a se mover com velocidades diferentes.
No experimento apresentado, é possível demonstrar a técnica através da separação dos componentes da tinta de canetinhas hidrográficas, onde o material estacionário é o papel filtro e o líquido (fase móvel), a água ou álcool.
Além de ser fundamental para purificação de diversas substâncias, a cromatografia comprova a formação de todas as cores através de pelo menos uma das três cores primárias: vermelho, amarelo e azul, pois essas passam pelo processo de separação sem se alterarem, sendo então naturais.
Objetivo:
Observar na prática como ocorre a separação dos componentes de canetas hidrográficas por meio da técnica de cromatografia, tanto em água quanto em álcool, utilizando filtro de papel.
Materiais e Métodos -Materiais:
•Becker de vidro
•Filtro de café
•Canetas hidrográficas coloridas
•Água
•Etanol
•Pregadores.
-Método:
Foi cortado o filtro de papel em tiras de aproximadamente dois centímetros de largura. Em cada tira foi marcado um ponto, com canetas diferentes, a cerca de um centímetro de uma das extremidades. No Becker foi colocado meio centímetro de água e com o auxilio do pregador mergulhou a tira de papel marcada na ponta com a tinta. O ponto marcado com tinta ficou a um centímetro da extremidade