Cromatografia
Trabalho realizado visando à compreensão no que se aplica à técnica de cromatografia. Trata-se de uma técnica amplamente empregada no que se trata de separar componentes orgânicos, consiste em facilitar a identificação dos componentes através de arrasto sendo separados, não dependendo exclusivamente da cor. Existem várias técnicas cromatográficas que vão das mais simples como cromatografias em papel, camada delgada e coluna, que serão abordadas neste trabalho, quanto as mais sofisticadas e computadorizadas, como a cromatografia líquida de alta eficiência. De modo geral, possui facilidade em efetuar a separação, identificação e quantificação das espécies químicas presentes em uma amostra, mesmo em misturas muito complexas.
Cromatografia: definição
Cromatografia = kroma [cor] + graph [escrever] (grego)
Cromatografia é uma técnica utilizada para separação dos componentes de uma mistura. A separação cromatográfica é baseada na distribuição dos componentes entre uma fase estacionária (pode ser um sólido ou um líquido dispostos sobre um suporte solido e com grande área superficial) e uma fase móvel (pode ser gasoso, líquido ou um fluído supercrítico, passa sobre a fase estacionária, arrastando consigo os diversos componentes da mistura). Esta separação resulta das diferenças da velocidade dos componentes arrastados pela fase móvel devido às diferentes interações com a fase estacionária.
Teoria da cromatografia
Cromatografia é uma técnica de separação de misturas e identificação de seus componentes. Esta separação depende da diferença entre o comportamento dos analitos entre a fase móvel e a fase estacionária. A interação dos componentes da mistura com estas duas fases é influenciada por diferentes forças intermoleculares, incluindo iônica, bipolar, e específicos efeitos de afinidade.
Cromatografia: principio básico
Separação de misturas por interação diferencial dos seus componentes entre uma fase estacionária (líquido ou sólido) e uma fase