Trabalho de controle e qualidade atps
A. Este POP descreve, padroniza, define e estabelece os requisitos necessários para a realização de Urinálise pela necessidade de padronização. O exame laboratorial tem o objetivo de confirmar, estabelecer ou complementar o diagnóstico clínico do paciente.
B. Preparo do Paciente * Recomenda-se que a coleta seja realizada após 8 horas de repouso, antes de realização de atividades físicas e, preferencialmente, em jejum. * A amostra da urina pode ser coletada em qualquer momento do dia, preferencialmente a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato. * O paciente deve ser orientado com relação ao procedimento para a coleta.
C. Cuidados para a coleta * Rotular o frasco com: nome, número de registro, hora, tipo de material e assinatura. * Utilizar frascos descartáveis, não reutilizados e estéreis. * Não adicionar agentes conservantes na amostra. * Disponibilizar ao paciente matérias para higiene dos órgãos genitais. * Na hora da coleta na mulher, lavar a região vaginal, de frente para trás com água e sabão; solicitar que os grandes e pequenos lábios sejam separados, evitando-se o contato do jato urinário com o vestíbulo vaginal; * No homem, expor a glande e lavá-la com água e sabão; solicitar que seja exposto e retraído o prepúcio. * Supervisionar a coleta da urina.
D. Orientação para transporte e armazenamento * Enviar imediatamente para análise após a coleta. * Caso a amostra não possa ser examinada imediatamente após a coleta, mantê-la sob refrigeração entre 4 e 8° C, podendo haver precipitação de solutos que interferem no exame microscópico. Quanto maior o tempo de armazenamento, maior a decomposição dos elementos, especialmente quando a urina está alcalina.
E.