Trabalho de contabilidade
É a representação gráfica, (registro) dos fatos contábeis , mediante a exposição de efeitos que eles produziram sobre o Patrimônio. Posteriormente são compilados em livros e fichas.. Assim, além de Escrituração Contábil, também são comuns as expressões "escrituração mercantil ou comercial" e "escrituração tributária ou fiscal".
Funcionamento.
O método de escrituração mais desenvolvido é o chamado "método das partidas dobradas", e por isso deve ser utilizado pelos contabilistas. Existem outros, como o de "partidas simples", que normalmente são satisfatórios para os outros tipos de escrituração.
A regra das partidas dobradas são bastante simples para cada lançamento "a débito", deve corresponder um "a crédito" e vice-versa. Essa descoberta da "simetria" a partir dos chamados "fatos contábeis" contribui para que muitos autores classifiquem o método das partidas dobradas como a "arte da escrituração".
Para muitos gestores, a função da Escrituração é o Controle Contábil. Na verdade o controle contábil, que historicamente originou até uma corrente científica chamada de Controlismo, é aquele que se baseia nas Contas, ou seja em um Plano de Contas direcionado para a Analise Contábil e no chamado "contas contra contas": Por exemplo, no período em que há movimentação na conta de "custos sobre produtos vendidos", deverá haver igual movimentação na conta de "receita de produtos vendidos".
Tipos de Livros de Escrituração
1.Livros Fiscais * 1.1 Registro de Compras * 1.2 Registro de Inventário * 1.3 LALUR - Livro de Apuração do Lucro Real do Imposto de Renda * 1.4 Registro de entradas ICMS-IPI * 1.5 Registro de saídas ICMS-IPI * 1.6 Registro de apuração IPI-ICMS
2.Livros Contábeis * 2.1 Livro Razão * 2.2 Livro Diário
3.Livros do Direito Privado * 3.1 Registros de Duplicatas * 3.2 Livros Societários * 3.3 Livros da Socidade Empresáriais
Assim, a lista mais comum de vantagens de uma entidade para manter