Trabalho de contabilidade
Passo 4
Os tributos no Brasil
A tributação, ou o ato de cobrar tributos como imposto e taxas existe há muito tempo, desde a época dos faraós do antigo Egito.
Desde quando o Brasil foi descoberto em 1500 até 1530 o governo cobrava o quinto, que era a 5ª parte do produto de venda da madeira que foi o primeiro tributo brasileiro com base na legislação de Portugal.
De 1530 a 1580 foram criadas as capitanias hereditárias, os donatarios tinham que prestar contas aoo rei de Portugal e recebiam um porcentagem do que era arrendado. Os tributos cobrados eram sobre a exploração do pua-brasil, especiarias e drogas que eram monopólio da coroa portuguesa, imposto sobre as alfandegas reais,quinto dos metais e pedras preciosas e a dizima dos pescados e da colheita.
De 1580 a 1640 a coroa portuguesa estava sob controle da Espanha, os tributos eram cobrados em cima do comércio de escravos.
De 1700 a 1750 a economia açucareira estava em decadencia então a exploração de minerios virou a principal atividade economica do pais.
Em 1808 a família real é transferida para o Brasil gerando assim novos impostos como: imposto sobre gado e aguardente, decima urbana e decima de herança.
1822 a 1831 apareceram tributos para custear os gastos militares.
1889 e 1930 o comercio de café dominava o Brasil, a região sudeste fora o Espirito Santo como era a mais rica foi a mais beneficiada, nesse periodo cada estado tinha sua legislação fiscal devido a autonomia.
1930 a 1945 o governo federal centralizou o poder fazendo assim com que acabasse a autonomia dos estados, nascem as politicas de incentivo fiscal para que industrias estrangeiras se estabeleçam no Brasil, nasce a CLT e o imposto de renda.
De 1964 a 1985 com a ditadura militar continuam as leis de incentivo fiscal e conceção de subsidios para insumos e produtos de consumo.
Dicas de economia Tributaria a partir de certas dicas pode-se obter certos beneficios fiscais, conforme a forma de tributação em que