Trabalho de contabilidade
PESQUISA DOS LIVROS CONTÁBEIS.
Outubro/2012
Belém - PA
Introdução
Durante várias décadas a contabilidade teve papel significativo para a maioria das empresas brasileiras. A importância dos Serviços contábeis residia em manter a escrita fiscal organizada, ter controle das atividades administrativas (folha de pagamento, informações sociais, registros de alterações contratuais, informações estatísticas etc.) e atender à legislação vigente. Era quase inadmissível uma empresa não contar com os Serviços ou com a orientação de um profissional de contabilidade.
Livros contábeis são aqueles utilizados pelo setor de Contabilidade. Destinam-se à escrituração contábil dos atos e dos fatos administrativos que ocorrem na empresa.
Segundo o Código Comercial Brasileiro, todos os comerciantes estão obrigados a seguir uma ordem uniforme de contabilidade e escrituração e a manter os livros necessários para esse fim. Deverão, ainda, conservar em boa guarda toda a escrituração, correspondências e demais papéis pertencentes ao giro de seu comércio, enquanto não prescreverem as ações que lhes possam ser relativas.
Os principais livros utilizados pela Contabilidade são:Livro Diário,Livro Razão,Registro de Duplicatas,Livro Caixa,Livro Conta-correntes
* LIVRO DIÁRIO O livro Diário é o único livro que será aceito em litígios jurídicos como prova dos fatos incorridos e realizados na sociedade, tamanha é sua credibilidade e importância, portanto vamos aprender um pouco mais sobre ele. É um livro obrigatório conforme a legislação comercial, e antes estava previsto no artigo 11 do Código Comercial Brasileiro de 1850 e no Decreto-Lei 468/69, matéria que agora está inserida em nosso novo Código Civil, Livro II da Parte Especial – Direito da Empresa. O Livro Diário Contábil é aquele em que os empresários do fomento mercantil podem observar todos os lançamentos realizados a débito e a crédito existentes em sua escrituração