Trabalho de Conforma o mecanicas
O tipo de maçarico a ser usado dependerá da forma de suprimento de gases, do tamanho do bico e do ajuste desejado para a chama, e da necessidade do uso de fluxo e seu tipo dependerão dos materiais e espessuras a serem unidos.
Uma chama oxiacetilenica apresenta basicamente duas regiões: um cone interno chamado de “dardo”, de forma bem definida e azulada que acontece na primeira reação. A segunda reação ocorre na segunda região da chama, formando um envoltório externo, conhecido como “penancho” de cor mais avermelhada ou laranja.
A quantidade de calor resultando destas reações é função direta da quantidade de acetileno que é queimado.
As temperaturas mais altas ocorrem na ponta do cone interno, de modo que, para uma operação mais eficiente, a ponta deve ser posicionada próximo a superfície a ser fundida.
A chama oxiacetilênica depende da quantidade de gás que é queimado. A temperatura alcançada pela chama depende do combustível utilizado e da regulagem dos gases.
Ignição e extinção da chama
Para ignição da chama deve-se primeiro abrir a válvula de gás oxigênio e em segunda a válvula de gás acetileno.
Para a extinção da chama, fecha-se primeira a válvula do gás acetileno e em seguida a do oxigênio.
Regulagem da chama
Entende-se por regulagem da chama a variação da proporção entre os gases. Para cada proporção entre os gases, obtém-se também uma variação do tipo de chama e com isso uma respectiva variação de temperatura.
Tipos de chama
As características da chama variam com relação à mistura de oxigênio e acetileno.
As chamas podem ser carburante, neutra e oxidante.
Chama carburante
Tem a tendência de provocar a carbonetação, tem pouca utilidade, geralmente usado em alumínio e ferro fundido maleável, possui acetileno em excesso.
Chama Neutra
É obtida através da reação 1:1 entre oxigênio e acetileno.
Possui um cone interno bem definido, por causa da neutralidade ocorreu uma atmosfera de proteção da solda. Possui grande utilidade em metais ferrosos