Ductilidade
Propriedades físicas dos materiais – Ductilidade
Tecnologia dos materiais
Emerson
Allan Arslan e Lucas Kehl
01 e 20
Novo Hamburgo, Julho de 2013.
Introdução:
As propriedades físicas são as características dos materiais. Percebemos elas na análise do comportamento dos materiais na presença de determinados fenomenos físicos. As propriedades físicas podem ser determinadas, sem que existam alterações na constituição dos materiais analisados. Elas são uma manifestação macroscópica das interações fundamentais entre os elementos que os compõem. O domínio desse conhecimento é fundamental para a compreensão e interpretação das propriedades macroscópicas dos materiais. É o grupo de propriedades que determinam o comportamento do material no momento do processo de fabricação como também durante sua utilização posterior. São o comportamento do material quando sujeito a cargas externas, sua capacidade de resistir ou transmitir esses esforços sem se fraturar ou deformar de forma incontrolada.
Ductilidade - capacidade do material de sofrer deformação permanente sem romper. Ex:Ouro, cobre e alumínio são metais muito dúcteis.
Elasticidade - capacidade do material de se deformar, quando é submetido a um esforço, e de retornar a forma original quando o esforço termina.
Exemplo: borracha, aço para fabricação de molas.
Plasticidade - capacidade do material, quando submetido a um esforço tem de se deformar e se mantiver deformado quando o esforço desaparece.
Dureza - é a resistência do material à penetração, deformação plástica permanente,e ao desgaste mecânico.Quanto maior a dureza maior a resistência ao desgaste
Tenacidade - é a resistência do material a choques, pancadas, vibrações, golpes, impactos etc.
Resiliência - é a capacidade que o material tem em absorver energia no regime elástico.É determinada