trabalho de conclusao
OBRIGATORIEDADE DE ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DE ACORDO COM A RESOLUÇAO 123/2006 DA RECEITA FEDERAL E CFC DENTRO DAS EMPRESAS DO SIMPLES NACIONAL1
Karla Marietta Lopes Chaves
Kátia Cirlene Chaves
Raquel Oliveira de Paula2
1 INTRODUÇÃO
As micro e pequenas empresas exercem um importante papel na economia brasileira, constituem hoje a maioria dos negócios em funcionamento que geram riqueza para os cofres públicos. Estas empresas são grandes geradoras de empregos e renda. Entretanto um fator que tem sido bastante estudado é de sua mortalidade logo nos primeiros anos de vida, por não contarem com um sistema de gestão eficaz. Muitas vezes, por desconhecimento ou por falta de assessoria por parte de seus contadores, os pequenos empresários deixam de se beneficiar das informações geradas pela Contabilidade que poderão ser de grande utilidade na gestão do negócio. Passam a tomar decisões baseadas apenas na experiência que acreditam ter e na maioria das vezes os resultados ficam aquém do esperado. A Contabilidade é uma ciência cuja função principal é a de fornecer informações seguras para que as decisões sejam tomadas com o máximo de segurança.
As informações e dados fornecidos pela Contabilidade representam ferramentas de gestão, que servirão de apoio e suporte á tomada de decisão e devem fazer parte da rotina empresarial, ou seja, servir de apoio em todas as etapas da empresa. Muitos desses controles contábeis são relativamente fáceis de serem elaborados, e podem ser facilmente aplicados na gerencia de micro e pequenas empresas. O objetivo de nosso trabalho é mostrar a importância do papel do contador na vida da empresa, frente à necessidade da escrituração contábil dentro das micro e pequenas empresas, já que essas serão de suma importância para tomadas de decisão do empresário como ferramenta de gestão.
1.1 Justificativa
A Contabilidade Gerencial é um importante instrumento de planejamento,