Trabalho de comando
COMANDANTE - O Comandante é o homem que planeja, organiza, dirige, coordena e controla o emprego de suas forças e, como tal, é o único responsável pelas decisões.
COMANDAR é assumir o compromisso com o resultado da atividade de várias pessoas que trabalham em conjunto.
ESTADO-MAIOR - É um corpo de oficiais qualificados, que tem por finalidade assessorar o comandante no exercício do comando.
ESCALÕES DE COMANDO - São os diferentes níveis de Comando que compõem a Corporação, organizados em estrutura escalar (ou vertical, ou hierárquica).
CANAL DE COMANDO - É o caminho por onde fluem, no sentido descendente, as ordens e orientações do Comandante superior e, no sentido ascendente as respostas e informações dos subordinados.
CADEIA DE COMANDO - É o conjunto de escalões e canais de comando, através dos quais as ações de comando são exercidas verticalmente, nos sentidos ascendente e descendente.
PRINCÍPIOS GERAIS
ESTADO - MAIOR
A assessoria é uma forma de racionalizar as funções do Comandante, proporcionando-lhe maior eficiência no planejamento e execução das atividades de: pessoal, informações, operações, formação, instrução, logística, comunicação social, orçamentação, modernização, administrativa e outras.
A função do oficial de Estado-Maior é assessorar o Comandante no exercício de suas funções administrativas e operacionais, planejando ativamente o emprego de forças, resolvendo problemas organizacionais, distribuindo ordens e supervisionando sua execução.
FINALIDADES DE UM “STAFF”
Formular normas, regulamentos, procedimentos; Efetuar planejamento
Consultar (prestar consultoria ou ser consultado) e recomendar Servir à linha de operações, prestando serviços especializados
ESTADO – MAIOR DE POLÍCIA MILITAR
CARACTERÍSTICAS
Suas atividades são executadas permanentemente
Seus trabalhos são anônimos e