Trabalho De Comando Eletrico
As perdas que ocorrem num motor dividem-se em quatro diferentes tipos:
- Perdas eléctricas - Perdas magnéticas - Perdas mecânicas - Perdas parasitas
- As perdas eléctricas são do tipo { RI2}, aumentam acentuadamente com a carga aplicada ao motor. Estas perdas, por efeito de Joule podem ser reduzidas, aumentando a secção do estator e dos condutores do rotor.
- As perdas magnéticas ocorrem nas lâminas de ferro do estator e do rotor. Ocorrem devido ao efeito de histerese e às correntes induzidas (neste caso, correntes de Foucault), e variam com a densidade do fluxo e a frequência. Podem ser reduzidas através do aumento da secção do ferro no estator e rotor, através do uso de lâminas delgadas e do melhoramento dos materiais magnéticos.
- As perdas mecânicas são devido à fricção dos procedimentos, ventilação e perdas devido à oposição do ar. Podem ser reduzidas, usando procedimentos com baixa fricção e com o aperfeiçoamento do sistema de ventilação.
- As perdas parasitas (stray losses) ou perdas extraviadas são devidas a fugas do fluxo, distribuição de corrente não uniforme, imperfeições mecânicas nas aberturas para escoamento do ar, e irregularidades na densidade do fluxo do ar ao ser escoado pelas aberturas. Podem ser reduzidas através da optimização do projecto do motor e ainda de uma produção ou fabrico cuidadoso.
Apresentámos seguidamente a distribuição das perdas no motor, as perdas parasitas não são representadas por terem um valor insignificante.
3.2-Curvas Características
São apresentadas as principais curvas do motor de indução, no intuito de visualizarmos o comportamento dos vários fenómenos de uma forma geral.
3.3-Tipos de motores e rendimento
3.4Classe de isolamento
O calor gerado internamente nas bobinas do motor é dissipado por meio da carcaça, que é aletada para facilitar a troca de calor com o ambiente, como é ilustrado na figura 3. Atrás da tampa traseira da carcaça existe um ventilador acionado pelo próprio eixo do