REINSER O SOCIAL
Projeto de vida
• O Projeto de Vida deve considerar fundamentalmente as expectativas do paciente e as suas possibilidades reais, enfatizando suas escolhas pessoais, responsabilidade pelas decisões e comportamentos futuros. Deve ser personalizado e respeitar a etapa do tratamento em que ele se encontra, lembrando que uma ou mais revisões poderão ocorrer dependendo da evolução do processo terapêutico e das condições sociais.
RECOMEÇO
Aspectos Familiares
• A família é um lugar privilegiado para que o indivíduo aprenda a se relacionar com o mundo.
Este aprendizado, mesmo comprometido pelo uso da droga, se impõe ao paciente como referencial de comportamento e atitude diante da vida. Em geral, a família do dependente é uma família em crise cuja resolução vai depender da disponibilidade de seus componentes para aceitar um processo de mudança. Tal como o paciente, a família pode aprender novas maneiras de viver, abandonando comportamentos negativos e assumindo comportamentos positivos em relação ao paciente. Em geral, este processo de mudança na família e na sua relação com o paciente exige uma atenção especializada.
•
•
•
Aspectos Profissionais
Culturalmente, o “valor” de uma pessoa ou a sua dignidade estão diretamente ligados à sua capacidade de produção. A discriminação quanto à capacidade do paciente estar apto ao trabalho faz com que ele experimente sentimentos de fracasso e de insucesso. Numa situação como a atual, na qual os índices de desemprego são altos, é importante considerar que a dificuldade de inserção no mercado de trabalho não depende apenas da aptidão ou do esforço dos indivíduos. Se ele exerce atividade formal, deve se valer de todos os recursos disponíveis na empresa. Os serviços de Recursos Humanos e Saúde Ocupacional podem ser contatados pelo profissional, pela família ou pelo próprio paciente. A revisão de função ou de atividades desenvolvidas pelo paciente poderá ser necessária