Trabalho de Cogeração de Energia
PROFª BEATRIZ PEDROTTI FABIÃO
Trabalho Cogeração de Energia
ALUNOS:
Pelotas, 19 de dezembro de 2014.
Introdução
Normalmente, as indústrias necessitam para os seus processos industriais de energia elétrica e energia térmica. Tipicamente estas indústrias recebem a energia elétrica da rede nacional e utilizam o fuelóleo, a biomassa, o gás de petróleo liquefeito e, mais recentemente, o Gás Natural como fonte de energia térmica. Estas formas de energia são utilizadas para a geração de ar quente, água quente, vapor ou termofluído, sendo posteriormente efetuada a respectiva distribuição interna e utilização em permutadores de calor, para a transferência de energia.
Esta utilização das fontes energéticas por vezes não é a mais eficiente, que devido à forma como é processada a combustão, que devido às enormes perdas provocadas pela própria distribuição.
Para muitos dos atuais processos produtivos, existem novas formas de utilização mais eficiente da energia, eliminando diversos fatores intermediarios, como é o caso da substituição de fluídos intermédios por queima direta, entre outras. De uma eficiente a utilização da energia depende em muito a redução dos custos de exploração e das emissões gasosas nocivas para o meio ambiente.
A Cogeração surge como uma tecnologia interessante ao garantir economias de energia e competitividade acrescida às empresas, e consiste basicamente na produção combinada de energia térmica e elétrica num mesmo equipamento, destinando-se ambas ao consumo da própria empresa ou de terceiros, evitando ou atenuando a utilização de equipamentos próprios de produção de calor e