Trabalho de cme
Em 1859, Florence Nightingale formulou o primeiro conceito de enfermagem e definiu o seu objetivo:” colocar o paciente nas melhores condições a fim de que a natureza desenvolva sua ação”. Tem ela testemunhado a grande a grande incidência de mortalidade entre os soldados, devido à falta de higiene ambiental durante a guerra da Crimeia, é possível compreender a ênfase que ela deu à necessidade de aperfeiçoar o ambiente para melhor assistir os pacientes.
Suas medidas foram responsáveis pela queda da mortalidade de 42% para 2,2%.
Para Florence, portanto, o conceito de ambiente é bastante abrange. Isso fica bem claro quando ela cita os elementos que afetam a saúde, tais como sujeira, umidade, odores, corrente de ar e iluminação. Ela trata, indistintamente, dos três aspectos – psicológicos, social e físico - ,embora de maior destaque ao aspecto físico – ambiental: “É quando há um excelente ambiente físico que se pode dar melhor atenção às necessidades emocionais do paciente e prevenir as doenças”. Os três componentes são Inter – relacionados e não devem ser tratados como partes independentes. É importante salientar que suas observações não se restringem à limpeza do ambiente, à prevenção de doenças e às taxas de mortalidade; para ela, a psicológica e o ambiente físico também se inter-relacionam.
A teoria de Florence está intimamente ligada a algumas teorias cientificas focalizadas atualmente. Como exemplos há a teoria de adaptação divulgada por Levine e Callista Roy, que reflete o ajustamento do homem no ambiente em que se encontra, e a teoria das necessidades, que realça a habilidade do homem em sobreviver e satisfazer, necessidades em um contexto adverso. Maslow coloca as fisiológicas como primordiais, o que corrobora a teoria de Florence sobre o ambiente físico. Como uma abordagem da prática de enfermagem, a teoria de Florence é tao válida hoje quanto há cem anos. No âmbito hospitalar, muito pode ser feito pelo enfermeiro no sentido de reduzir o