Ferro em marabá
Alexandre Silva e Silva
Marcus Felipe Frota Gama
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração/ADG0092-Prática do Modulo III
29/06/12
RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de apresentar e discutir sobre a grande importância do ferro na cidade de Marabá, iremos falar sobre sua fabricação, comercialização na cidade, uso e muito mais. Apresentaremos algumas empresas que trabalha com este ramo que vem crescendo, falar sobre seus objetivos e serviços prestados. Também comentaremos sobre o Projeto Alpa, que vem sendo uma promessa para a cidade de Marabá, vamos ver o que poderá mudar na cidade e ver as vantagens que esta grande empresa pode trazer para os cidadãos marabaense.
Palavras-chave: Ferro. Mercado do Ferro em Marabá. Projeto Alpa.
1 INTRODUÇÃO
O Ferro é extraído da natureza sob a forma de minério de ferro, ele passa por um estágio de ferro-gusa e logo sofre processos de transformação que, depois é usado na forma de lingotes. Com adicionamento de carbono dá-se origem a várias formas de aço.
Este minério é o quarto elemento mais abundante da crosta terrestre, e tem uma grande importância para o nosso uso, atualmente ele é usado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferragens, máquinas, veículos de transporte, edifícios e várias outras aplicações.
A principal fonte de extração de minério de ferro do Brasil fica dentro da Floresta Nacional de Carajás, localizado no município de Parauapebas no sudeste do Pará. A empresa Vale é quem comanda as escavações em um buraco que é tão largo e fundo. Nesse lugar caminhões da altura de casas tem a capacidade de transportar 240 toneladas, trabalhando dia e noite. Logo o minério é transportado pelos 892 km de Ferrovia de Carajás até o Porto de Itaqui, em São Luiz, no Maranhão, de onde segue para o exterior.
2 COMÉRCIO DE FERRO EM MARABÁ
Em Marabá, nesses