A renovação no mix de marketing da puma
Puma é uma empresa alemã de moda esportiva, fundada em 1948 pelo empresário alemão Rudolf Dassler, com sede em Herzogenaurach, Alemanha.
A empresa surgiu através da separação de uma antiga fábrica de calçados de pano criada por Rudolf e seu irmão Adolf Dassler (fundador da também alemã Adidas) em 1924. Quando a empresa foi dividida, em 1948, foram criadas a Puma (comandada por Rudolf) e a Adidas (administrada por Adolf), que se tornariam grandes concorrentes.
• PROBLEMA E SOLUÇÃO
Problema: Em 1993, a empresa Puma atravessava seu oitavo exercício consecutivo com prejuízo e estava virtualmente falida. Seu comando mudava de mãos todos os anos e a alta gerência parecia incapaz de enfrentar o novo cenário competitivo do setor de roupas esportivas, dominado pelo avanç?o da norte-americana Nike. Os prejuízos da Puma – provenientes de seus altos custos de produçãoo e de sua rígida estrutura centralizada – atingiam cerca de US$ 250 milhões e sua imagem se deteriorava dia após dia.
Solução: A luz apareceu no fim do túnel quando o executivo, de apenas 30 anos de idade, Jochen Zeitz assumiu o leme. Enfrentando a descrença dos funcionários em que uma reestruturação finalmente poderia dar certo, ele pôs em marcha um plano de desenvolvimento audacioso de longo prazo baseado em 3 fases.
Na primeira fase, o objetivo era assegurar uma plataforma financeira sólida sobre a qual reconstruir a marca. Na segunda fase, o reposicionamento da empresa foi a meta principal. E na terceira fase, tornar a Puma a marca mais desejável e rentável do planeta.
• PRODUTO
O trabalho de Zeitz e sua equipe permitiu alinhar a Puma com as novas tendências do setor, a terceirização da produçã para fornecedores da Ásia. Resolvendo um dos problemas que era seus altos custos de produção.
Com isso, o gerenciamento de marca girou em torno da ideia, estabelecida de que “não se trata de ser o melhor produto, mas, sim, de ser o mais cool”. E assim, uma nova identidade de