Marabá
A fundação de Marabá aconteceu em 5 de abril de 1913.
A denominação Marabá tem origem indígena e significa filho do estrangeiro, ou ainda o filho da índia com o branco.
Criado em 27 de fevereiro de 1913 por reivindicação da comunidade marabaense o município só foi instalado formalmente em 05 de abril do mesmo ano, data que passou a ser comemorada como seu aniversário e só recebeu o título de cidade em 27 de fevereiro de 1923, através da lei 2207.
Como a abertura da PA-70, em 1969, Marabá é ligada à rodovia Belém-Brasília. E em 1980 a cidade é assolada pela maior enchente da sua história. Já restaurada, em 1988 dá início aos preparativos para a instalação de indústrias siderúrgicas, para produção de ferro-gusa, negócio que veio trazer grandes benefícios e expansão para o município.
A população do município aumentou significativamente e em meados de 1988 o número de habitantes fixos alcançava 157.884. Sempre nesse processo de crescimento é que no ano seguinte, a cidade firmou-se como a sede de grandes eventos de repercussão nacional: EXPOAMA e FICAM.
Atualmente a população marabaense está em torno de 224.011 habitantes, segundo dados do IBGE 2010, e o crescimento dessa estimativa é inevitável, já que a cidade está em processo de desenvolvimento acelerado e recebe muitas pessoas vindas de outras localidades.
ECONÔMIA
O município de Marabá vivenciou vários ciclos econômicos. Até o início da década de 80 a economia era baseada no extrativismo vegetal, porém, a crise da borracha levou o município a um novo ciclo, desta vez, o ciclo da Castanha-do-Pará, que liderou por anos a economia municipal. Com o despontamento da Serra Pelada e por situar-se na maior província mineral do mundo.
Marabá também viveu o ciclo dos garimpos, que teve como destaque maior, a extração do ouro.
Hoje, Marabá é o centro econômico e administrativo de uma vasta região da “fronteira agrícola amazônica”. Além, de contar com mais de 200 indústrias, sendo a siderurgia (ferro-gusa) a